Página Inicial | Favoritos

Santa Helena de Goiás, 14 de Novembro de 2019

Presbiopia

 

Presbiopia é também conhecida como vista cansada. Trata-se do enfraquecimento do poder de acomodação para a visão de perto devido à perda da elasticidade do cristalino. O problema é evidente, em geral, a partir dos 40 anos, reduz gradualmente a visão para perto e também está relacionado com as necessidades de esforços visuais de cada indivíduo.

 

Os principais sinais da presbiopia são: dificuldade para leitura com maior nitidez e conforto, aproximação de luz para enxergar melhor e necessidade de afastar objetos para poder objetivar uma visão adequada. A presbiopia aumenta progressivamente até atingir um ponto de falência da visão, a qual obriga o leitor a ir afastando o seu objeto até que fica inviável a visualização.

 

Causas

 

Existem várias hipóteses acerca das causas da presbiopia, mas o que explica melhor ainda é o processo natural relacionado à idade. Esse distúrbio ocular decorre com a perda da capacidade de contração do músculo ciliar associada ao enrijecimento do cristalino. Dessa forma, há redução na capacidade de focar as imagens de perto, como leituras de bulas de remédio, por exemplo.

 

Tratamento

 

Ainda não se conhece um tratamento definitivo para a presbiopia, mas pode ser bem corrigida com óculos ou lentes de contato com graduação específica para perto. Atualmente, existem vários tipos de lentes corretivas, as quais podem ser escolhidas de acordo com as expectativas e necessidades dos usuários, seja para uso profissional ou para lazer, por exemplo. Com óculos, é necessária a confecção de lentes positivas, multifocais ou progressivas, com a finalidade de convergir as imagens até a retina. Embora todas as lentes para presbiopia devam objetivar a recuperação visual para perto, nem todas possuem as mesmas características.

 

Para pessoas que já possuem problemas oftalmológicos e usam óculos, o aparecimento da presbiopia pode ser notado como um fenômeno repentino e nesses casos as lentes multifocais podem ser indicadas, pois permitem uma boa visualização à distância. Alguns centros de pesquisa já estudam a possibilidade de cirurgias corretivas de presbiopia, mas ainda estão em desenvolvimento.

Voltar

Novidades

Artigos e Notícias

» Ciência e Consciência

» Análise da pressão intra-ocular após ceratectomia fotorrefrativa com excimer laser

» Uso do 5-fluorouracil no intra-operatório da cirurgia do pterígio

» Implante de lente intra-ocular dobrável acrílica em crianças

» Influência do uso tópico de proparacaína na reparação de defeito epitelial corneano

Doença dos Olhos | Exames Complementares | Procedimentos Cirurgicos

WEBMAIL

Copyright © 2008 - Instituto de Olhos Sudoeste - Todos os direitos reservados

Fone: (64) 3641-5038

Rua Idelfonso Leal Sobrinho, 110

Chacará Sol Nascente

Santa Helena de Goiás - Goiás